segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vida de Baden Powell


Atenção TSX! Os Jogos Noturnos se aproximam, motive sua patrulha para vencer esta batalha! E agora é a hora de demonstrar caráter, companheirismo e destreza necessários para vencer! E mostrem que são verdadeiros guerreiros xavantes e lutem até o fim! Boa Sorte e Sempre Alerta! (mensagem dada pela Chefia em código morse no último sábado, 03 de Julho)

Seguinte, essa semana irá acontecer os Jogos Noturnos. Todos os dias colocarei coisas no Blog que irão auxiliar nas atividades. Porém, o material que vocês irão encontrar aqui será um pouco diferente... a começar pela História do nosso fundador, _... ._ _.. . _. - ._ _. _ _ _ ._ _ . ._.. ._.., para bom escoteiro pontos e riscos bastam! ;)

História de Robert Stephenson Smyth Baden Powell
reduzido para Baden Powell,
BP para os mais íntimos.

Baden Powell assoprando a Vuvuzela Zulu

Robert Baden Powell nasceu no número 6 da Rua Stanhope (hoje, número 11 de Stanhope Terrace) no bairro de Paddington em Londres, no dia 22 de Fevereiro de 1857, no mesmo dia que nasceu George Washington em 1732 (curiosidade apenas). E para que você não se confunda preste atenção: você lerá varias vezes a palavra Baden Powell, mas nem sempre será sobre Robert Baden Powell, o fundador do Movimento. Então todas as vezes que falarmos desse Baden Powell, o fundador do Movimento, diremos BP.



Baden Powell, BP, é filho de Henrietta Grace Smyth, filha de um Almirante Inglês e neta de um colonizador maluco que foi para os EUA e morreu na volta para a Inglaterra em um naufrágio. Ela foi a terceira esposa do pai de BP. E ficou com ele por 14 anos, até que ele morreu em 1860. Mas esses 14 anos foram necessários para que ela tivesse sete filhos. Sendo que ela criou mais duas crianças do último casamento. Sete filhos dá um total de 63 meses de gravidez, ou seja, mais de 5 anos grávida. Para quem ficou 14 anos casado, foram apenas 9 sem que Henrietta estivesse com um Baden Powell dentro da barriga. Baden Powell, o BP, foi o último filho a morrer em 08 de Janeiro de 1941.






Seu pai não tem nome. Entenda o porque: Ao abrir o 'Escotismo para Rapazes ' você verá escrito, "Seu pai era o Reverendo HG Baden Powell" (pg.09) , agora olhe o nome da mãe dele, Henrietta Grace, HG. Em outro livro '250 Milhões de Escoteiros' você verá escrito, "Henrietta Grace Smyth, o nome de solteira da futura Lady Baden Powell, progenitora do Fundador do Movimento Escoteiro" (pb.17). Ou seja, fica a dúvida de quem é HG, pai ou mãe? Ao visitar este site aqui você verá que não existe nome para o pai de Baden Powell, ele é simplesmente chamado de Reverendo Professor Baden Powell. Ou seja, o pai de BP não tem nome. Reverendo pode ser entedido como Pastor. Ele teve três esposas e 14 filhos. (isso era em 1800...)


Portanto, BP, era descendente de um Ministro Evangélico e de um colonizador aventureiro do Novo Mundo. Robert Stephenson Smyth (por parte de mãe) Baden Powell (por parte de pai), mas calma, o nome dele fica maior com o passar dos anos. Vamos a algumas curiosidades: BP era chamado pela sua família como 'Stephe', ou simplesmente, 'Ste'. Foi graças ao seu avô materno, o Almirante Smyth, que ele desenvolveu esse lado aventureiro. O seu avô lhe contava várias historias do mar e era seu confidente preferido. Com oito anos BP enviou uma carta para seu avô em que escreveu "Leis para mim quando ficar velho", com o seguinte texto:

"Farei com que as pessoas pobres sejam tão ricas como nós. Elas, por direito, devem ser tão felizes como nós. Deus fez os pobres serem pobres e os ricos serem ricos; e eu posso dizer-lhe: você deve rezar a Deus sempre que puder, mas você não pode ser bom com sua prece apenas. Tem, que também, que tentar, com muito empenho, ser bom". (Fevereiro, 1865)



Um Lobinho e tanto esse Robert Baden Powell hein...

Família Baden Powell. BP e seus irmãos. Quem descobrir quem é o BP ganha um pirulito sábado. Vai que é fácil, aproveita que eles são todos... iguais.


BP era um estudante mediano, adorava a vida ao ar livre, as atividades artísticas e os esportes. Desde pequeno aprendeu em caminhadas e em excursões a cuidar de si mesmo e ter confiança em si próprio. Embora orfão de pai, sempre encontrou na mãe e em seus irmãos apoio necessário. No colégio além da sua habildiade em desenhar, tocar piano, flauta e violino, BP era muito popular pela sua inteligência, pelo bom humor e companheirismo. Com onze anos entrou na Escola Rose Hill, a mesma que estudou seu pai. Aos 13 ganhou uma bolsa graças a uma doação recebida do Duque de Marlbourough e foi para a Escola Interna de Charterhouse, onde fez o curso ginasial. Usava suas horas livres nos bosques que cercavam o colégio, caçava coelhos e os assava em pequenas fogueiras sem fumaça, agindo como os exploradores que conhecia pelos livros. BP não era conhecido por notas altas.Ele era goleiro do time de futebol da escola...
 

 Claro que ele não era tão inteligente quanto o Monitor da Patrulha Xingu. Clica na foto pra entender do que estou falando...

Ia mal nas matérias tradicionas como literatura, matemática, idiomas, ciências... mas se dava bem no teatro e nas atividades ao ar livre. Ele chegou a ter aulas de matemática com Charles Lutwidge Dogson, tambem conhecido como Lewis Carroll, sim aquele que escreveu Alice no País das Maravilhas. O Lewis aconselhou BP a nunca mais tentar nada na Universidade, pois ele era um fracasso. Então, certo dia, em um momento emo (no  '250 Milhões de Escoteiros' diz assim: "Nesta atmosfera geral de melancolia e pessimissmo", pg.21, BP foi emo? o.O) ele se inscreveu em um concurso para admissão em uma escola de treinamento de oficias. Havia noventa vagas na Infantaria e Trinta na Cavalaria. BP ficou em 5º entre 718 candidatos para a Infantaria e em 2º lugar para a Cavalaria. Todos que passavam no concurso teriam que fazer um treinamento inicial de dois anos em um Colégio Militar. Mas BP foi tão sortudo que três meses depois do curso embarcou no navio 'Serapis' e foi para a Índia.

 BP tocando ocarina em 1877 junto com seus companheiros de Exército do 13º Regimento de Hussardos na Índia
 BP no Time de Rifle de Wimbledon em 1874, ele é o segundo da esquerda pra direita com um sorrisinho sarcástico

Na Índia (foto errada eu acho), BP começou como Subtenente do Regimento que formava a ala direita da Cavalaria na famosa "Carga da Cavalaria Ligeira" da Guerra da Criméia. Tão famosa que nenhum de nós nunca estudou sobre ela. Lá na Índia, BP recebeu o título de Capitão aos 26 anos de idade e recebeu o troféu de "sangrar o porco", um dos mais desejados de todo o país. Ganhava aquele que fizesse sangrar um porco, JURA? Mas era mais dificil do que aparenta, pois só podia usar uma lança curta e na verdade não era um porco, era um javali selvagem.

Logo que chegaram à India BP ficou encarregado de fazer as honras da casa na animação de Natal! Mas BP, dentre todos os inimigos militares, foi abatido por um mal que aflinge qualquer um de nós. Diarréia. Com 21 anos foi mandado de volta à Inglaterra com licença saúde. Ai então o Regimento de BP foi enviado para o Afeganistão. SIM BP FOI PARA O AFEGANISTÃO. Se você não sabia disso até esse momento, fique calmo, ninguem de nós sabia disso até sabado passado. Como é o terceiro livro em que leio isso cabe a mim acreditar. OK,  BP foi para o Afeganistão fazer um estado do porque a Inglaterra fracassou na missão no país do Tio Bin. Foi um trabalho extremamente teórico, mas pela primeira vez ele deu um tiro em ação. Pena que foi em sua perna. Esqueceram de avisar que o riffle estava carregado. Nanana... Escoteiro idiota, Joãozinho Pata-Tenra... Quando a 'Guerra do Afeganistão' ficou mais politica do que militar BP voltou para a Índia. Lá fez amizade com Kenneth McLaren, um dos seus unicos e verdadeiro amigos. :') Ele chamava McLaren de The Boy pois ele tinha uma aparência muito juvenil. E McLaren chamava BP de Bloater, Arenque Defumado, o que isso significa, não sei. 

Em 1877 BP, na África, participa da Campanha contra os Zulus, Ashantis e Matabeles. Os nativos o temiam tanto que o chamavam de IMPISA, o Lobo que Nunca Dorme. Em 1899 BP foi nomeado Capitão. Quanto mais alto o grau que ele ocupava, mais elegantes eram seus hobbys, um deles era o polo.

BP como Capitão



Baden Powell recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, no Centro da África do Sul e derrotar os Bafana Bafana ai da foto. O ditado da época era "Quem tem Mafeking, tem as rédeas da África do Sul", era verdadeiro. Sobre Mafeking leia esse Post aqui! Ao voltar para a Inglaterra BP foi aclamado como Herói! E descobriu que seu livro para militares - Aids to Scouting - Ajudas à exploração militar, estava fazendo sucesso entre a gurizada da época. Ele, então, percebeu que ai estava a chance de fazer algo de bom para a juventude do país. Lenta e cuidadosamente ele foi desenvolvendo a ideia do que era o Escotismo. Queria estar certo que a ideia ia dar certa, e ai então realizou o primeiro acampamento escoteiro do mundo. O Acampamento de Brownsea.


Mas como esse Post é sobre a vida de BP vamos pular essa parte sobre o Acampamento de Brownsea e a Historia do Escotismo e nos concentrar na vida do tio. Agora que voltou do exército ele dedicou toda sua vida para o Escotismo.  O Escotismo nasceu na Inglaterra, porém não respeitou fronteiras e atravessou países.  Em 1912 fez uma viagem ao redor do mundo para conhecer o Escotismo em outros países, em 1920 acontecia o primeiro Jamboree em Londres.  Em certa ocasião BP recebeu do Rei Jorge V da Inglaterra, a honra de ser elevado a Barão, sob o nome de Lord Baden Powell of Giwell.  

Nessa viagem ao redoro do mundo, mais precisamente em 1912, no navio a caminho de Nova York, BP conheceu o amor de sua vida. Olave St Clair. Ela tinha 23 anos, BP tinha 55.   Hm... atividades ao ar livre, contato com a natureza, uma virilidade e tanto hein Robert! OK, em 30 de outubro de 1912 eles casaram escondidos da mídia. Cada Escoteiro da Inglaterra doou 1 centavo para comprar o presente de casamento. BP teve três filhos com Olave. Um menino e duas meninas. Olave morreu no Quenia em 1939. Quando começou a perder forças, com oitenta anos de idade, voltou para a África com a sua esposa Lady Olave Baden Powell. Fixaram residência no Quenia. Foi lá onde BP faleceu em 08 de janeiro de 1941, faltando pouco mais de um mês para completar oitenta e quatro anos.


Bom, espero que tenham aprendido um pouco sobre a vida do BP. Qualquer duvida entre nesse site aqui! Agora vamos falar um pouco sobre os Jogos Noturnos, em primeiro momento um Copia e Cola das Bases que terão por lá, caso ainda não tenham aberto seus emails e baixado o PDF com o Manual da Atividade. 


A competição é uma atividade constituida em bases, por patrulhas, que não poderão receber ajuda de suas chefias. Em cada base haverá um chefe responsável e seus ajudantes que, para manter a idoneidade do sistema, deverão ser de grupos diferentes. Haverá um critério de pontuação que seguirá a seguinte forma: todas as bases terão pontuação máxima de 30 pontos. Nas bases por tempo, o menor tempo receberá a pontuação máxima e as demais patrulhas receberão pontuação através de um cálculo proporcional. As bases que compõem a oitava edição dos jogos noturnos serão as seguintes:

- Parede de Escalada: Base por tempo em que a patrulha deverá escalar no menor tempo possível. 

- Tirolesa ao Alvo: Base por objetivo. Descer pela tirolesa e tentar acertar um alvo fixo no chão.

- Porcas e Parafusos: Base por tempo em que um patrulheiro deverá entrar em um reservatório, procurar uma porca e um parafuso que se encaixem. (montar o brinquedo do Toy Story)


- Arremesso: Base por objetivo. Montar uma catapulta, seguindo modelo dado, que arremesse um objeto em um local pré-definido.

- Tiro ao Alvo – Bazuca: Base por objetivo. Acertar o alvo com o instrumento fornecido pela base.

- Pioneiria: Base por tempo. Montar uma pioneiria segundo os padrões escoteiros que cumpra com o objetivo proposto pela base.

- Derrube a Pedra: Base por tempo. As patrulhas, de duas em duas, deverão derrubar uma pedra que estará içada utilizando fogo, com a lenha do local.

- Queimada: Base por objetivo. As patrulhas, duas em duas, deverão passar as bolas. Se encostar em um patrulheiro este esta fora. A patrulha que eliminar todos da outra patrulha menos um vence.

- Quiz: Base por objetivo. As patrulhas, de duas em duas, deverão responder a uma série de perguntas no estilo “passa ou repassa”. Conhecimentos escoteiros, 100 anos escotismo no Brasil, novo site da UEB, funcionamento da UEB, etc. Será divulgada previamente ao evento uma lista com possíveis perguntas.

- Pista de Obstáculos: Base por tempo. Pista de corrida com obstáculos, como tarzan, aranha, falsa-baiana, trave de equilíbrio entre outros. A patrulha deve percorrer todos no menor tempo.

- Orientação: Base por Tempo. Percorrer um percurso pré-determinado utilizando conhecimentos de orientação e bússola.

- Chamando Hugo: Base por objetivo. Degustar amostras de especiarias preparadas.

- Código Morse: Base por Tempo e Objetivo. A patrulha deverá se dividir e enviar uma mensagem em código Morse para a outra metade através de um equipamento específico para este fim. Mensagem correta no menor tempo vence maior pontuação.

- Falsa Baiana no Escuro: Base por Objetivo. Percorrer uma falsa baiana com os olhos vendados. Ao longo do percurso identificar os nós e amarras que estarão no meio do caminho.

- Primeiros Socorros: Base por objetivo. As patrulhas deverão demonstrar conhecimentos sobre os temas pré-estabelecidos e realizar as tarefas solicitadas.

- Enigmas: Base por objetivo. A cada patrulha será distribuído, no começo da atividade, um envelope contendo alguns desafios que a patrulha, ao longo da noite, deverá tentar resolver.

- Bocha: Base por objetivo. As patrulhas, de duas em duas, deverão tentar aproximar a sua bola o mais próximo possível da bola alvo.

Chega por hoje. Comentem ai o que acharam e o que querem mais essa semana. Preparem-se pro frio. Segundo o Jornal do Almoço de hoje a temperatura para sábado é 2ºC. Por sorte não estaremos em Caxias! =D Mas isso não significa que estara muuito quente em Porto Alegre. Amanhã Post Novo! Tchaaau!

Seja um Escoteiro, clique aqui! Conheça a TSX, clique aqui!

Voltaremos... 

E pra quem tiver tempo sobrando e uma internet boa, ficam ai seis videos sobre a vida de Baden Powell! Vale muito a pena ver, aproveita que tem legenda! ;)


2 comentários:

Anônimo disse...

O nome do pai de B-P era Baden Powell. Baden o primeiro nome e Powell o sobrenome.

Vale lembrar que o nome de batismo de B-P era Robert Stephenson Smyth Powell, e que depois da morte do pai dele, a mãe alterou seu sobrenome para Baden-Powell numa forma de homenagear o pai.

Logo, sabemos sim, o nome do pai de B-P, era Reverendo Baden Powell.

Anônimo disse...

Em todo o post, inclusive no título, o nome de BP escrito de forma errada.
O correto é Baden-Powell, com ifem. Baden Powell, sem ifem, refere-se ao seu pai, que tinha nome Baden e sobrenome Powell.