Escotismo é quando os escoteiros vão para o grupo com vontade de fazer atividade e não SÓ para ver os amigos, o que não deixa de ser importante, mas hoje muitos nem ligam pras atividades.
E então, quando foi a última vez que você foi para a atividade, simplesmente pelo fato de ir FAZER a atividade. Nós nunca sabemos o que a Chefia planeja para o sábado a tarde, e sabemos que na maioria das vezes, por causa de trabalho, família, ou seja, uma vida além do escotismo, não tem algo planejado para o sábado a tarde. Mas e agora a pergunta: você já propos alguma atividade para o sábado a tarde?
Escotismo é quando os escoteiros ralam muito em um acampamento e lutam pela sua patrulha e não deixam que uma possível bandeirola por vença o acampamento faça com que eles percam o espírito escoteiro.
A quanto tempo você está no Movimento? Já fez algum Acampamento Competitivo de verdade? Considera a Bandeirola como se fosse um membro da Patrulha? Ou vai dizer que nunca ouvi o chefe 'enchendo' o saco para que cuidassemos da Bandeirola a qualquer custo?
Escotismo é você sentir uma sensação no fogo de conselho inexplicável, uma mistura de saudades, de alegria, olhar para aquela fogueira e sentir que aquele momento é mágico e como você ama estar ali com aquelas pessoas que chamamos de amigos.
"Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus, bem cedo junto ao fogo tornaremos a nos ver." Só uma pergunta, essa que já me fizeram algumas vezes, e que pra mim tem MUITO significado: Já chorou alguma vez enquanto dizia essas palavras?
Escotismo é superar seus limites, é a expectativa de conseguir fazer aquela atividade que parece impossível, mas não desanimar e sentir aquela incrível sensação de vitória quando consegue realizá-la.
Qual é o seu limite? Lembra daquele frio na barriga enquanto fazia rapel? Ou enquanto subia a parede de escalada? Bom... é de conver que atualmente a tropa não tem a possibilidade de realizar essas atividades. Mas e aí então: o que NÓS podemos fazer para que as pessoas certas tomem as medidas cabiveis para que essas atividades voltem a acontecer?
Escotismo é ver no seu chefe mais que um chefe, um amigo, mas não um psicólogo ou mais um professor! É você olhar pra ele e pensar "É dessa maneira que quero ser chefe um dia".
Olha, essa vou falar por experiência própria. Tem Tropas Seniors que literalmente NÃO tem chefes como a nossa. Chefes que são literalmente amigos. Que muitas vezes a gente confunde e faz uma Tropa só de seniores. Tem tropa que não dá a mínima pro seu chefe, tem outras que 'puxam o saco' - no maior sentido dessa expressão - e a nossa tem Chefes/Seniores. E vai dizer que não é dessa maneira que você vai querer ser schefe um dia?
Escotismo é ver nos escoteiros que nos cercam mais do que amigos, irmãos. E sempre poder contar com eles em todas as horas.
Só relembrem de um fato: Acampamento de Grupo Jeep Clube, Tizio se fazendo de machucado e o Bodinho dando o sangue pra "salvar" ele. Não é preciso dizer mais nada.
Escotismo é você ver aquele lobinho fazer a promessa e se lembrar da sua. Lembrar de como sentiu orgulho, das palavras que disse aquele dia e jamais vai esquecer durante toda sua vida. É lembrar da sua promessa e sempre tentar cumpri-la.
“A Promessa é muito difícil de se cumprida, mas é muito séria e importante e ninguém será realmente escoteiro se não fizer o melhor possível para viver de acordo com a promessa que fez. Como você está vendo, escotismo não é apenas divertimento, pois também exige de você uma série de obrigações, mas eu sei que posso confiar em você e que fará o que for humanamente possível para cumprir com a promessa escoteira”.
B.P. (Escotismo para Rapazes)
Escotismo é não ser escoteiro apenas de sábado. É lembrar de tudo que aprendeu constantemente e usar isso na sua vida. É ser escoteiro 24h. Claro que nunca seria possível ser perfeito, todo mundo explode, mas quando lembra da sua promessa dá uma acalmada, ou pelo menos aquele dever de cumprir as leis.
Está lá você no ônibus e entra uma senhora - ainda mais agora que os idosos tem que passar a catraca ¬¬ - você lembra que deve ser CORTÊS? Te pediram um trabalho pronto até as 15h e você disse que sim, são 14h45 e você ainda não terminou, você lembra QUE TEM UMA SÓ PALAVRA E SUA HONRA VALE MAIS QUE SUA PRÓPRIA VIDA? Está cabisbaixo por causa de uma nota ruim na prova, você se lembra de QUE O ESCOTEIRO É ALEGRE E SORRI NAS DIFICULDADES? Vai dizer, às vezes é bom dar uma relembrada que você é Escoteiro...
Escotismo é voltar acabado de um acampamento e querer mais depois de uma noite de sono na sua cama. É ter dó de desmanchar o campo (porque não se leva tudo pronto), é ficar conversando na barraca com a patrulha até o chefe reclamar do barulho, é nunca entender porque no final do acampamento as suas coisas nunca cabem na mochila com a facilidade que couberam quando a arrumou em sua casa.
Essa eu falo em especial para aqueles que já foram em Jamborees, Camporees e afins... A gente até reclama do cansaço e exaustão após cinco dias acampando, mas não é sempre nos últimos dias que tudo começa a parecer confortavel? E quem lembra das noites até tarde acordados tomando chimarrão e jogando conversa fora no Jamboree? Ou da última noite do Camporee com os amigos de Porto Alegre? Ou então até mesmo dos nossos acampamentos de Tropa... Muitas vezes eu falo esses exemplos, mesmo não gostando, isso porque a Tropa ainda não tem essa cultura de atividades de integração. Então, o que vocês acham de começar logo com isso?
Escotismo é lutar pela sua patrulha, acima dela pela sua tropa, achar que o seu ramo é o melhor e amar e fazer de tudo para honrar seu grupo, é adorar seu grupo e sua tropa e sempre dizer que ele é o melhor, mesmo sabendo que no final somos todos iguais...irmãos escoteiros.
"Com força, coragem, servirei a minha pátria amada fiel serei!" "Um por todos, todos por um , lutamos todos por uma causa comum, ninguém nos vence, ninguém nos alcança, todos temem quando a tropa avança" Já parou para pensar no peso dessas palavras? Você, dentro do escotismo, faz jus a elas?
Escotismo é ir a qualquer atividade regional/nacional/internacional e fazer muitos amigos escoteiros, encontra-los depois de anos e ver que a amizade continua. E sentir saudades já na despedida. Ou mesmo conhecer um escoteiro pela internet e depois de anos conhece-lo pessoalmente e dar aquele abraço como se sentisse muitas saudades... não sei se saudades é a palavra certa, não sei explicar a sensação.
Novamente, essa é uma que só pra quem já foi em atividades desse tipo... Rodolfo, Ians, Jéssica: Lembram do Kristian, do Neto, da Ch. Silvana, do povo de Tres de Maio, o Pioneiro do Acre de Farroupilha, ou o povo daqui mesmo que a gente acabou conhecendo só nessas atividades, a Nicoly, a Rafa, a Heloise, a Camila, o Augusto, o Gabriel, o João, o Cícero... Podia ficar aqui o dia todo listando nome de pessoas que são escoteiros junto com a gente e nós não conhecemos, sejam eles de Esteio, Três de Maio, ou até mesmo Caxias do Sul. Afinal você conhece os seniores e guias do Moacara, do Barão, do Saint Hilaire, do Imigrante, do Panda?
Escotismo é o escoteiro abrir o “Escotismo para Rapazes” e querer fazer tudo aquilo, é tentar aprender, alias é QUERER aprender e ter quem ensinar. Escotismo de antes é saber quem foi BP (acreditem, muitos nem sabem).
Uma única pergunta: Já leu esse livro???????? Ou então: já abriu o GUIA SÊNIOR? Vou ajudar vocês, clica aqui e faz o Download de vários livros escoteiros, naqueles minutos que tu passaria olhando orkut, twitter, msn, dá uma olhadinha no livro, não irá se arrepender.
Escotismo é cantar músicas escoteiras até fora do escotismo e gostar disso, é não ter vergonha do seu uniforme é ter ORGULHO de ser escoteiro e acima disso é ter o espírito escoteiro.
Me digam: tem algum motivo pra não cantar? Se tiver, qual? Vergonha? Se for, então, de minha parte, tire o lenço do pescoço, tire seu uniforme e não volte mais para o Grupo. Se é para ter vergonha daquilo que você está fazendo então não o faça. Pelo menos, nunca me importei de fazer rodas de música escoteira em plena Praça durante a Semana da Pátria. Esse ano tem guarda da pira novamente, quem topa cantar músicas escoteiras por lá?
Enfim, o escotismo de antes é o meu escotismo, é aquele que mesmo hoje quase extinto eu nunca vou deixar morrer. Enquanto existir alguém lutando por ele, pelo menos para essa pessoa o “Escotismo de antes” vai ser o escotismo de AGORA. Depende de nós que ele seja. Eu sei que é difícil, eu já quis largar tudo, mas não consigo e não posso por que eu amo demais o movimento.
Tá, esse texto em roxo não fui eu que fiz. Eu peguei ele de uma comunidade no orkut há muuito tempo atrás. Achei que seria um bom texto para que cada um lesse nesse período turbulento pelo qual passou a tropa nos últimos fins de semana. Quem sabe lendo esse texto, refletindo um pouco, aqueles que pensaram em sair, pensem duas vezes. Aqueles que reclamam, pensem duas vezes. Aqueles que faltam atividades, pensem o porque de fazerem isso, e se vale a pena. Aqueles que não fazem nem isso, façam alguma coisa. Isso serve pra mim também, eu sei disso, Não to aqui escrevendo no Blog da TSX querendo passar lição de moral. Na verdade é porque ele tá na minha conta do Google hahaha! Brinks! A questão é, use esse fim de semana de páscoa para adiantar suas etapas, pensar o motivo de você estar no movimento, reacenda a chama do Espírito Escoteiro que há dentro de ti. Quem sabe a única coisa que esteja realmente faltando seja isso, o espírito escoteiro. Aaah detalhe, esse é o texto que eu falei que tem lá no mural da Tropa. Já parou pra ler ele?
SAPS!
SAPS!