sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Palanquinhos - Criuva

Materia do Site da Casa Verde, Criuva (dai levanta o dedo e fecha a mão xD)

Por Cesar Brisotto, o Serra! ;)


No dia 29 de Novembro de 2009 a Tropa Sênior Xavante – TSX realizou mais uma aventura. Desta vez a aventura foi realizada em Caxias, no distrito de Criúva. A proposta desta atividade era realizar a travessia do Cânion dos Palanquinhos, através da Trilha do Caixão, que possui um grau de dificuldade elevado, ainda mais por realizarmos a travessia numa época bastante chuvosa, tornando a trilha mais desafiadora ainda, ou seja, nossos pedidos foram atendidos, pois neste caso para a TSX, “quanto pior melhor!”. A atividade se iniciou as 06h30min da manhã na sede do grupo, onde os seniores que não puderam ir ao acampamento embarcaram na van em direção a Fazenda Souza para buscar o restante da tropa que participava do acampamento de Grupo. Por volta das 07h00min todos estavam a bordo e rumando em direção a Criúva. Chegando a Criúva fomos recepcionados calorosamente pelo pessoal da Casa Verde, que seria nosso guia durante essa jornada. Da Casa Verde seguimos por mais 18 km até chegarmos ao nosso destino final. Depois de visualizarmos o Cânion pelo alto, iniciamos a descida pela mata até chegarmos ao rio que corta o Cânion dos Palanquinhos. Depois de uma rápida parada para descansar e tomar um pouco de água seguimos pela trilha. Depois deste momento fica difícil descrever o que se viu, pois o local é de tamanha beleza, magnitude e imponência que nem fotos ou vídeos conseguem descrever a sensação de estar lá.


O caminho percorrido não era tão longo, em torno de 4 km, porem não oferecia facilidade em nenhum momento. Em alguns momentos o caminho era percorrido sobre pedras, em outros momentos por dentro do rio, subindo barranco segurando em arvores, descendo barrancos com auxilio de raízes e cipós, transpondo pedras gigantescas e tendo até que em certo momento desobstruir o rio para que a água daquele ponto baixasse possibilitando nossa passagem. Ah, foi neste local que o Gabriel “afogou” a maquina fotográfica com seu mergulho digno de medalha olímpica na modalidade “queda de costas” hahahaha.


Em seguida uma pausa para o almoço e um pouco mais a frente um banho nas águas geladas do rio, que deram uma refrescada e uma revigorada nas forças para seguir em frente. E assim a caminhada foi seguindo enquanto os paredões do cânion ficavam menores anunciando a proximidade do fim da trilha. Um pouco mais a frente saímos do rio subindo um barranco e chegamos ao ponto de onde havíamos partido. Ao final da jornada podia se ver no rosto do seniores e chefes o cansaço pelo esforço, mas também aquele sorriso inexplicável de quem venceu mais um desafio e estava feliz por estar cansado e por ter estado em contato com a natureza em companhia de amigos de verdade, irmãos escoteiros e por pessoas que apreciam e respeitam a natureza. À Família da Casa Verde, nosso muito obrigado pela acolhida, pelo respeito e pela sabedoria que foi compartilhada conosco. E ao Marcos que foi nosso motorista nessa viagem, por ter suportado a “fuzarca” com extremo bom humor e parceria. Temos a certeza de ter realizado esta atividade deixando amigos por onde passamos. Ser Sênior, hei, hei, é que é bacana!!! Ser Sênior hei, hei, é que é legal!!! Valeu TSX! Sempre Alerta!!! César Brisotto, ou Serra, como preferir hahahahaha


Mais fotos e mais videos em breve... ja to devendo outro video que é o da Jornada pra Roca. Video dos palanquinhos ou algo mais em breve num Post sobre Hoho em Caxias do Sul!

Nenhum comentário: