terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sênior Xavante

Como diria o sênior Kelvin, "louvemos o grande Deus Google", eis a reprodução de um das centenas de emails da Tropa:

"Tava dando umas fuçada no google e achei um lugar onde mostra os significado dos nomes...dai eu coloquei xavante e olha o que que apareceu

ORIGEM DO NOME XAVANTE
Qual a origem do nome Xavante: INDÍGENA
SIGNIFICADO DE XAVANTE
Qual o significado do nome Xavante: DERIVAÇÃO DOS XAVANTES.
SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME XAVANTE - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: X
Cheia de talentos, é alguem de muita energia e capaz de levar o entusiasmo ao extremo, o que deixa as pessoas com dificuldade em acompanhar o seu ritmo. Gosta de se envolver em muitos projetos ao mesmo tempo, mesmo que não termine nenhum, consegue fazer seus amigos embarcarem de tanto que agita no começo. Cuidado para não se tornar muito confusa e dispersa. Aprenda a escolher que rumo tomar principalmente no que se refere ao coração.
"Cheia de talentos, é alguem de muita energia e capaz de levar o entusiasmo ao extremo" viram só.....louvemos o grande deus google..
Alguém de muita energia e capaz de levar o entusiasmo ao extremo. E essa frase resume o espírito da TSX. Das mais de 4 mil fotos que têm no Orkut do Grupo, sendo mais de 3 mil só da TSX, vai ser dificil encontrar uma em que nós estejamos com cara de mal. Elas existem, mas são poucas. Sabe aquelas fotos oficiais de Tropa Sênior? Todo mundo fazendo cara de mal, olhando pro lado, de braço cruzado ou fazendo pose com as ferramentas do acampamento?

Então... a TSX nunca foi uma tropa desse tipo. Nem dentro e nem fora do Grupo. Normalmente nas atividades de integração é sempre a TSX quem puxa música, quem faz festa e gosta de conversar com tooodo mundo. Até mesmo no Grupo, de uns tempos para cá, falou em música, tem algo puxando a Maraca... Aaah Maraca não é algo, nem ninguém, é uma música. (Caso tenha imaginado alguma escoteira chamada Maraca e os Sêniores puxando ela de um lado pro outro) Essa Escoteira, no caso atual Pioneira, chama-se Roberta.


É até estranho pensar que nós ultimos 3 anos, pelo menos o tempo em que estamos na "geração atual" da Tropa, nós nunca tenhamos participado de nenhuma Aventura Sênior. Porém, fizemos diversas atividades comunitárias e atividades, que para alguns, podem não parecerem próprias de Ramo Sênior. Teve campanha de doação de alimento no Carrefour, campanha de arrecadação de mantimentos para os desabrigados após a enchente em Santa Catarina, confecção dos potes de comida pros cachorros da Soama, atividades de Dia das Crianças no Reolon - Centro Educativo e Casa Brasil -, Dia das Crianças na Festa da Uva, ajuda na Prisão da Festa Junina do Colégio Imigrante, castigo no grupo - que resultou na limpeza das calhas -, Acantonamento de valores, ser Chefe da Alcatéia, diversas atividades que fogem à memória. Atividades que fogem um pouco do espírito de aventura e competição existente entre as Tropas Sêniores. Mas... é exatamente esse tipo de atividade que torna a TSX diferente. Nós também fizemos travessias de canion, acampamentos, jornadas, e tudo o que uma Tropa Sênior faz, mas também dispomos muitos dos nossos sábados em atividades que refletem exatamente o 3º e o 4º Artigo da Lei Escoteira.

3º - O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
4º - O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros



Continuando: Cheia de talentos, é alguem de muita energia e capaz de levar o entusiasmo ao extremo, o que deixa as pessoas com dificuldade em acompanhar o seu ritmo.

Então, concluindo o que estavamos dizendo, somos uma Tropa com muita energia, que leva o entusiasmo e alegria ao extremo e deixa as pessoas com dificuldade em acompanhar o nosso ritmo. Seguindo a definição de Xavante, diz o seguinte:

Gosta de se envolver em muitos projetos ao mesmo tempo, mesmo que não termine nenhum, consegue fazer seus amigos embarcarem de tanto que agita no começo. Cuidado para não se tornar muito confusa e dispersa.

É, somos uma Tropa, digamos, hiperativa. Citando algumas atividades, teve o Jamboree Nacional que a gente se mexeu pra ir, o Panamericano que puxamos o barco do pessoal de Caxias, a organização do Lofas, o Fogo de Conselho, almoços do Grupo... e porque não lembrar da última ideia maluca da Tropa em realizar o Jamboree de Queimada? Que tal pro ano que vem? Uma atividade que lembrei agora ao falar "consegue fazer seus amigos embarcarem de tanto que agita no começo" foram os Jogos Noturnos em Julho desse ano. Me lembro claramente que estavam lá todas as Tropas Sêniores em seu canto, conversando quietas e calmas. Até que começamos a cantar, fazer a roda de música e dançar. No início foi apenas nós, até que o Moacara e o Barão de Teffé entraram na brincadeira, e dali em diante a roda foi ficando cada vez maior. Foi nesse dia em que aprendemos a musica da Tainha (não saia tainha, não saia tainha, não saia da lagoa...) um aviso aos que visitam nosso Blog: Vocês não têm noção do que essa música se tornou no nosso Grupo, com direito até a versões com outros animais, se é que me entendem.


E para finalizar: Aprenda a escolher que rumo tomar principalmente no que se refere ao coração

Alguem da Tropa está apaixonado? o.O Ok, esse "escolha o rumo do teu próprio coração" é o Canto Alegretense, e não deve se referir exclusivamente a amores de paixão. Portanto, vamos trazer essa interpretação para o mundo escoteiro. "Aprenda a escolher que rumo tomar principalmente no que se refere ao coração..." Hm, frase profunda essa. É muito comum ouvir dos sêniores e guias que estão chegando aos 18 anos falarem que "quando chegar no Clã vou sair do Grupo, volto como Chefe". Mas será que isso é o certo? Será que esse é o momento certo para tirar um tempo e se distanciar do Escotismo, mesmo que seja por apenas 3 anos? Qualquer um que chega a essa idade e está no Movimento há certo tempo pensa nisso. O Pioneiro, com seus 18 anos, tem trabalho, faculdade, tem uma vida muito mais atarefada de quando era escoteiro ou sênior, e infelizmente ninguém vive de Escotismo (mas bem que poderia). Porém, para quem for XAVANTE, pense no que esse nome significa, pense no Grupo Baden Powell. Aprenda a escolher que rumo tomar principalmente no que se refere ao coração. Quem sabe existam um milhão de motivos que façam com que o Sênior ou Guia se distancie do Escotismo na idade de Pioneiro, mas quem sabe também exista UM ÚNICO MOTIVO que o faça continuar, o amor ao escotismo. Baden Powell dizia que "Muitas das pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de vencer".

E digo isso por dois motivos.
O 1º é para caso os Sêniores que vão passar para o Clã esse ano - Eu (Gabriel), Kelvin, Jéssica, Rodolfo e Rean - tenham pensado em algo do gênero, pensem duas vezes, três, quatro, cinco... =D Nesse Post teve fotos apenas de algumas atividades realizadas nos últimos três anos, e diga-se de passagem, foram atividades boas, mas não as melhores... Teve Floripa, Acampamento Aéreo, Palanquinhos, Aparados, Desfiles, Jornadas, Acampamentos de Integração... muuuita coisa boa. No Clã diminuem algumas atividades de aventura, mas todos os ramos têm seu lado bom. E o que vale é que todos continuem no Grupo, mudam as Tropas, mas todos continuam sendo Escoteiros.


E o 2º motivo é para os que vão continuar. Erik, Julio, Bruno, Tequila, Astro, Vitor e quem mais de novo chegar na Tropa. Na Tropa Sênior as gerações mudam a cada três anos, quando entrei no Grupo a TSX era o Bodinho, Tizil, a Beta, Fran, Ronaldinho... eles passaram, foram três anos com Augusto, Kelvin, Vaca, Jéssica, Rean... e os próximos três serão vocês. Cada Tropa tem seus momentos especiais, seus momentos marcantes, portanto, sejam tão amigos quanto as últimas tropas foram. Sei que vários de vocês estão muito interessados em fazer as etapas e conquistar Escoteiro da Pátria. FAÇAM ISSO! Não percam tempo! Nas duas últimas gerações, ninguem chegou à essa conquista. O Grupo cresceu MUUUITO nesse ano, e cabe a todos nós continuarmos fazendo o nosso melhor possível para que as atividades sejam cada vez melhores.


Esse Post não foi feito porque alguem da Tropa esteja saindo ou pensando nisso (espero que não), ele foi feito porque passei durante a tarde olhando os albuns do orkut do Grupo. Quatro mil fotos de atividades escoteiras, a mais antiga (tirando o album de fotos antigas, obviamente) é de um acampamento de 2006 (Dou uma chance para vocês descobrirem onde foi, escrevam nos comentarios a sua sugestão Hahahaha!). Independente de querer ou não, um dia todos fazem 18 e têm que sair da Tropa Sênior, e mesmo sabendo das atividades que estão por vir, sei que agora metade da Tropa vai passar para o Clã e espero que nenhum de vocês pense em sair nesses três anos. Postei algumas fotos das atividades desses ultimos anos, e cabe agora a vocês que vão continuar na Tropa continuarem esse legado de grandes atividades escoteiras. E não esqueçam: XAVANTE

Cheia de talentos, é alguem de muita energia e capaz de levar o entusiasmo ao extremo, o que deixa as pessoas com dificuldade em acompanhar o seu ritmo. Gosta de se envolver em muitos projetos ao mesmo tempo, mesmo que não termine nenhum, consegue fazer seus amigos embarcarem de tanto que agita no começo. Cuidado para não se tornar muito confusa e dispersa. Aprenda a escolher que rumo tomar principalmente no que se refere ao coração.

Nós que vamos passar seremos eternamente Xavantes, mas agora a responsabilidade é de vocês Erik, Julio, Bruno, Tequila, Astro, Vitor e quem mais de novo chegar na Tropa, continuar com essa história. No fim quem vai mais se beneficiar com escoteiros que realmente tem espírito escoteiro dentro de si será o Grupo Escoteiro Baden Powell. Esse Post é mais para os que vão continuar na Tropa, do que para os que estão passando, leiam com atenção, revejam cada foto e a expressão de cada membro da Tropa, que os anos de vocês na Tropa Sênior sejam tão bons quanto foram os nossos. E Bruno, já fica alerta que em breve o Blog da TSX também será teu... vai pensando em um Escoteiro pra cuidar do da Tropa Escoteira! Hehehehe!

E como esse Post está sendo quase um "post antes da passagem de metade da TSX" é claro que não podemos esquecer de falar da nossa Chefia! Com certeza o que torna a Tropa diferente de todas as outras são os dois Chefes Sêniores (ou seriam os dois Sêniores Chefes? Hahahaha!) Deivid, César e atualmente também o Ronaldinho. Muitas das risadas, das conversas e principalmente, a amizade, tornam a relação entre Chefe e Escoteiro muito maior do que ela é realmente é. E para terminar esse Post que já está bem longo xD vou colocar aqui as respostas das perguntas que fiz para o Deivid para o Livro de Aniversário do Grupo. O Chefe Deivid está no Grupo desde 1991. Então aos que ficarem, abusem da Chefia, com certeza eles sabem e não vão negar ajudar a Tropa em qualquer coisa. E aos que estão passando e acham que o Clã é só tomar chimarrão, existem outras coisas além disso. Hehehe!

O que representa ser escoteiro na tua vida?
O movimento escoteiro é minha formação quanto ser humano e cidadão, pois foi do movimento escoteiro que eu aprendi a ser uma pessoa de caráter, honrada e honesta.

De todas as Tropas, qual é a que mais deve ser aproveitada?
Eu vejo que todas as seções tem suas particularidades, pois em cada etapa aprendemos algo de importante para nossas vidas, mas particularmente a seção com a qual eu me identifiquei e pude colocar em prática tudo o que eu aprendi no movimento foi o ramo Pioneiro, onde o lema Servir foi realmente colocado em prática e saber que estava ajudando pessoas com certeza foi o mais gratificante.

Como é ser Chefe Senior?
O ramo sênior é muito bonito, pois estamos batendo de frente com jovens enfrentando muitos conflitos particulares, com muitas outras atividades que estão a sua disposição, mas que trocam um final de semana com amigos indo para festas ou um simples futebol por um acampamento ou uma atividade de aventura que muitas pessoas hoje não dão valor. Neste ramo os laços de amizade se fortalecem tornando esses jovens em irmãos e para mim essa é a melhor parte do ramo, fazer com que eles se tornem unidos e muito amigos.

O que uma Tropa Sênior tem que ter?
Uma tropa Sênior tem que ter vontade de fazer, aventura, companheirismo, caráter. Com isso uma tropa sênior vai para frente.

Porque um jovem deve entrar para a Tropa Sênior?
Um jovem deve entrar para a tropa sênior para aprender a conviver entre amigos, praticar atividades ao ar livre, tornar-se uma pessoa honesta para poder acreditar que com uma pequena atitude podemos mudar o mundo em que vivemos.

Que mensagem tu deixa para todos os Seniores que vierem nos proximos 25 anos?
Eu diria aos sênior que estão por vir para que eles aproveitem cada momento de suas vidas neste ramo, pois esses anos passam muito rápido e quando se derem por conta tudo já passou e que vivam o Escotismo com muita alegria cumptindo o lema do escoteiro: Sempre Alerta.

Então finalizando esse Post grande, comentem ai e não esqueçam, Sempre Alerta! ;)

(4408) Para ler o Livro de Aniversário de 25 Anos clique aqui!